sexta-feira, 1 de março de 2013

Conchiglione ao Funghi



Ingredientes:

Um pacote massa tipo conchiglione 

2 cebolas grandes
6 dentes de alho
150 gramas de queijo brie
150 gramas de queijo rocheford
300 gramas de queijo mussarela
300 gramas de requeijão cremoso
quantidade necessária de queijo parmesão ralado
azeite de oliva
manteiga culinária ( eu uso a seberi)
2 a 3 colheres de sopa de amido de milho ou farinha de trigo
1 bandeija de cogumelos Paris
1 bandeija de cogumelo Portobelo
250 gramas de cogumelo funghi secchi
1 litro de leite

( * todos os queijos devem ser cortados em quadrados pequenos porque eles vão rechear os conchigliones*)

Modo de preparo:

Hidratando o funghi secchi :

Lave os cogumelos ligeiramente e os coloque em uma vasilha , acrescente de 1 a 2 colheres de molho de soja na água , uma pitada de sal e cubra com água quente , deixe hidratar por uns 20 minutos . Coe a água e guarde . Pique os pedaços grandes de funghi

Lave muito bem os cogumelos e corte todos me tiras ( como na foto ) não jogue os talos dos cogumelos fora , você pode fazer um caldo ou acrescentá-los na receita porque dão gosto e fazem volume ( eu faço isso ).

Depois de limpos e cortados , peque uma penela de médio porte , acrescente azeite e coloque alguns pedaços de alho , quando o alho estiver começando a dourar acrescente os cogumelos e deixe refogar mexendo sempre , adicione de 1 a 3 colheres de molho de soja para dar cor e sabor.

Quando esses cogumelos estiverem completamente refogados , adicione a mistura o funghi secchi ( que vocês haviam hidratado e separado ) e reservem.

Molho Branco:

Eu costumo usar 3 dentes de alho assados com uma cebola grande assada . Porque? Porque vai acabar dando um gosto de defumado ao molho branco , o que com certeza faz toda diferença nesse prato.

Em uma pena coloque 2 colheres de manteiga culinária e um fiu de azeite de oliva , coloque as cebolas e o alho e deixe fritar até dourar , quando a cebola estiver douradinha acrescente 2 colheres de amigo de milho e misture , essa mistura vai ficar toda grudenta , acrescente o leite morno aos poucos e vá dando o ponto . Quando o molho engrossas você pode acrescentar alguns quadradinhos de rocheford e 2 colheres de requeijão. Desligue o fogo e reserve.

PS: eu pico alecrim , oregano , ralo um pouco de noz moscada e pimenta branca e acrescento ainda quando a cebola está sendo refogada, quem não gosta pode seguir a receita pura ou fazer o molho branco como preferir )

(* eu saborizo e fervo o leite antes de fazer o molho branco. Em uma penela a parte pegue uma cebola pequena e faça um corte lateral , nele coloque uma folha de louro lavada presa com 1 cravo * ) deixe levantar fervura e reserve *)


Pegue o molho branco já pronto e misture com os cogumelos já refogados , se a mistura ficar muito grossa , vá acrescentando aos poucos a água do funghi secchi que você passou pelo coador e reservou . Com isso você vai poder controlar a consistência do molho. Lembre-se que esse prato têm que ser bem molhado , mais o molho não pode ser uma água de barrela .

Cozinhe os conchigliones ( faça o passo a passo da receita atrás do pacote de massa) eu uso caldo de legumes caseiro para cozinhar os conchigliones . Lembre-se que ele tem que ficar al dente , as conchinhas não podem ficar super cozidas ou molengas , porque você vai finalizar esse prato no forno.

Escorra e deixe esfriar , depois comece a encher as conchinhas com os quadradinhos de queijo e o requeijão tomando cuidado de espalhar bem o rocheford que tem um gosto forte por toda a forma , equilibrando assim os sabores. Quando terminar de organizar as conchinhas na forma, derrame o molho por cima , coloque queijo ralado e regue com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno ( por mais ou menos 20 minutos , vai depender muito da potencia do teu forno).

Acompanhamentos :

eu sugiro um filé grelhado e uma salada verde básica de alface e rúcula .

Fica muitoo gostoso. Espero que vocês acabem por reproduzir a receita e dividam as suas impressões.

Como é um prato forte é melhor prepará-lo no inverno.


Postado pela Irmã : Daniela Ernst

0 comments:

Postar um comentário